COLÓQUIO DE ARTE E PESQUISA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | 03 A 05 DE OUTUBRO DE 2012


O COLARTES/UFES, evento organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, chega a sua terceira edição expandindo seus limites e ampliando seu diálogo com outros centros de pesquisa e divulgação cultural no âmbito local e nacional. Propomos, então, criar um evento que não apenas atenda aos alunos do programa de Pós-graduação e da graduação do Centro de Artes da UFES, mas, também, outros profissionais e setores da cultura do Espírito Santo e pesquisadores de outros estados do Brasil.

12.7.12

Sobre o tema do 3º COLARTES:

ATENÇÃO !! A Comissão organizadora informa que, em virtude de problemas decorrentes da reestruturação do calendário acadêmico das universidades brasileiras - decorrente da greve de docente e de técnicos das IES - fica alterada para o dia 17 de setembro a data  de submissão de trabalhos para participação no 3 COLARTES. 

Rejeitando o isolamento entre as questões estéticas e os âmbitos cultural, político, social e econômico, seus possíveis desdobramentos, reproduções e distribuições, seja como entretenimento, prazer, desejo, conforto, distração ou, enquanto singularidades, jogos, desacordos, críticas e antagonismos, faz-se necessário um espaço que debata e problematize as contradições e os possíveis arranjos entre essas concepções fundamentais. 

Nesse sentido, o evento pretende problematizar essas interfaces contemporâneas. Quais possibilidades se apresentariam se combinássemos esses conceitos chave? Por exemplo, como pensar o estético? Por meio de manifestações artísticas historicamente preestabelecidas ou a partir dos novos usos que lhe são atribuídos (inclusive abrindo o caminho a um alargamento de sua própria condição, ampliações, permutas, cruzamentos)? Diante de uma maior demanda por entretenimento cultural, que potência guarda o sublime, o estético ou a arte frente a uma sociedade onde a reprodutibilidade técnica, já consolidada, ganha novas concepções?  É possível valorizar, preservar, estimular, difundir o cultural e o imaginário popular, em suas distintas manifestações e singularidades (vivas), sem transformá-los unicamente em “produtos culturais”, “turismo etnológico” ou “documentos históricos”? Ou, pelo contrário, devemos tomar essas expressões no campo do puramente tradicional e/ou comercial?  E o que ocorre quando pensamos na relação entre tecnologia e arte? Maior sensibilização, criatividade e acessibilidade (jogos, interatividades, participação) ou massificação (entretenimento, demanda de mercado)?

Essas são algumas das muitas possibilidades que o evento pretende estabelecer como linhas de diálogos, aproximações e desacordos. Em resumo, avaliar a sobreposição de conceitos que normalmente são trabalhados separadamente, possibilitando uma maior diversificação e problematização das pesquisas apresentadas e medir suas forças e suas potências diante de um contexto em que se pensa na fronteira.

A partir dessas chaves, o 3º COLARTES pretende criar um entrecruzamento crítico entre os diversos âmbitos do cultural e do artístico. Repensar o passado ao mesmo tempo em que nos constituímos como presente que lida com esses conceitos, muitas vezes, de forma ambígua e contraditória. Redescobrir nossa própria contemporaneidade, assumindo seu caráter aberto, enxergando seus clichês, suas normas, e, principalmente, sua potência e o que ela tem de novo sem ser novo.


Nota de esclarecimento sobre a estrutura do evento:

O colóquio não terá mesas específicas e nem grupos de trabalhos e sim mesas de comunicações e rodas de debates montadas a partir dos trabalhos selecionados. Dado a proposta do evento, incentivamos a todos aqueles interessados em enviar trabalhos para as Seções de Comunicações e para as Rodas de Debates (conforme normas para submissão) que combinem livremente, conforme suas pesquisas, os termos: arte, cultura, distrações, antagonismos.  Quanto ao modo de apresentação das duas modalidades de submissão de trabalhos (Seções de comunicações e Rodas de Debates) destacamos que: enquanto a primeira adota o modelo habitual de apresentação de comunicações com uso do recurso de data-show na segunda modalidade adotaremos um modelo alternativo onde as apresentações não utilizarão o recurso do Data-Show dando maior ênfase a oralidade e o debate.

Além dos trabalhos selecionados o evento contará com duas mesas de convidados (veja a programação).  Entretanto, gostaríamos de salientar que os temas das mesas de convidados, “Arte e Antagonismos: História e Pensamento Crítico” e “Arte e Distrações: Cultura e Tecnologia,” é um desdobramento do tema geral do evento, uma possibilidade de combinação dos termos apresentados, nesse sentido, uma sugestão para os demais que pretendem submeter trabalhos e não uma linha que deverá ser necessariamente adotada. Reinteramos nossos esforços no sentido de promover um colóquio que propicie um cruzamento de pesquisas e discursos (diversos e até mesmo contraditórios) e deste cruzamento surja sua conformação. Desde já convidamos a todos que participem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário